terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A Gaita Galega (Galician Bagpipe)

A gaita galega (ou gaita-de-fole galega, gaita minhota, gaita de fol ou simplesmente gaita) é um dos modelos mais conhecidos de gaita-de-fole. Originária do noroeste da Espanha, a gaita galega tem experimentado uma crescente popularidade principalmente a partir dos anos 1970. Até então, como diversas outras facetas da cultura galega, esse instrumento sofreu de certa proscrição durante o governo de Francisco Franco. Contudo, para além duma maior liberdade de expressão conquistada pelo povo galego desde fins do regime franquista, um dos principais fatores da expansão da gaita galega foi a proliferação de artistas e grupos de música folclórica, a evidenciar a cultura galega.
Tradicionalmente a gaita galega se situa na região espanhola da Galiza e norte de Portugal, especialmente entre Minho eDouro Litoral – onde o modelo recebeu a alcunha de gaita minhota. Contudo ela é hoje tocada pelo mundo inteiro, especialmente em regiões de destino dos antigos imigrantes galegos, os quais emigraram de sua terra durante a chamadadiáspora galega.
Hoje esse é justamente um dos grandes questionamentos para os entusiastas da gaita galega: como permitir sua popularização entre o público moderno sem perder traços de sua tradição.
Fonte: Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário