terça-feira, 11 de agosto de 2020

Tales Melati com sua gaita de foles.

 A gaita de fole foi o primeiro instrumento europeu a desembarcar no Brasil. É o que conta Pero Vaz de Caminha, membro da frota de Pedro Álvares Cabral responsável pela famosa carta destinada ao rei de Portugal, em que relatava como eram as terras recém-descobertas.
Caminha conta como Diogo Dias, experiente integrante do grupo, aproximara-se dos índios brasileiros, levando consigo um gaiteiro que vinha a bordo. "E meteu-se a dançar com eles, tomando-os pelas mãos; e eles folgavam e riam e andavam com ele ao som da gaita. A gaita da foto com o músico Tales Melati é um modelo de gaita é originário da Galiza. Este exemplarfoi
 feito em madeira de jacaranda, possui quatro tubos sonoros: ponteiro (tubo melódico cónico, de palheta dupla) ronco, e ronqueta. O ronco e a ronqueta são os bordões, equipados com uma palheta simples (palhão) e emitem uma nota pedal, na tónica do ponteiro e chion que emite uma nota mais aguda. O ronco soa duas oitavas abaixo do ponteiro e a ronqueta, apenas uma oitava abaixo deste. O ronco encontra-se colocado sobre o ombro esquerdo do gaiteiro e a ronqueta é disposta lateralmente sobre o braço direito.


Viela de Rodas e Poemas

 Em uma parceria poético/musical entre o poeta baiano Luar Méndez e músico gaúcho Tales Melati o poema e declamado tendo ao fundo o instrumento medieval conhecido como Viela ou Zanfona, muito popular no norte da Espanha e Galiza.



sexta-feira, 7 de agosto de 2020

O gaiteiro que desceu da caravela - Teaser

 O músico Tales Melati, percorre locais do Rio Grande Sul, levando sonoridades exóticas com a gaita de foles da expedição de Cabral. Um poderoso som que revela o elo perdido da música galega no Brasil. O teaser antecipa o curta-metragem que será lançado em breve, a direção é de Juan Quintans.